While We're Young (2014)

domingo, novembro 08, 2015 by
 Enquanto Somos Jovens
(2014) on IMDb

Não é mais do que mediano. Apresenta imensas mensagens sobre o que significa ser original nos tempos de hoje, mas num ponto geral, faltou a mensagem do filme. Qual era o propósito do mesmo?

Estas são personagens com quem toda a gente se consegue relacionar. De repente a vida vai passando por nós e já nada parece autentico. Há sempre aquela incessante busca por algo nunca antes sentido.

Mas também não consigo apoiar todas as ideias expressas no filme. Porque no final há mesmo pessoas que não querem ser pais, não querem a responsabilidade, não querem e não precisam desse marco social nas vidas deles, e de certa forma este filme começa com um casal a passar uma espécie de crise de meia idade juntos, só para acabar com a lição de "somos adultos, já não faz sentido usar chapéus e ter festas de piscina. Agora só galas de musica clássica.". Mas aquilo que queria ver, era e se nos acasos dos acasos não houvesse qualquer diferença entre desejos de pessoas de 26 e pessoas de 46... E se as pessoas de 46 ainda gostarem de fumar charros em festas e de fazer coisas idiotas que são muito marcadas pelos anos 20?!

Ainda dentro das novas gerações, existem visionários, pessoas capazes de marcar a diferença. Esta virose cinematográfica que tão explicitamente critica os jovens e os seus telemóveis, começa a cansar um pouco as audiências. É claro que os hipsters irritam de morte uma pessoa, no sentido em que nos tempos de hoje contrariam a maré natural e ainda vêem filmes de cassete e usam vinil... há sempre uma linha ténue entre a pessoa classic-sexy e o hispter que tem tudo isto para impressionar outrem.

No fundo este filme não muda nada daquilo que já é a ideia geral das pessoas com 40. Pessoas que já não apreciam palhaçadas juvenis e com toda a certeza querem ter filhos. Os mais novos, irremediavelmente estúpidos e supérfluos. Ao que parece nada mais segura a teoria deste senhor, senão o humor usado para construir estas pontes.


0 opiniões:

Enviar um comentário