FURY (2014)

sábado, maio 09, 2015 by
 Fury
(2014) on IMDb

Fury é um trecho da época da IIª Guerra Mundial (parte Nazi). Acaba por ser um filme de guerra. Não é um filme/documentário, não faz referência a campos de concentração e não acompanha do principio ao fim a guerra, é um trecho de um batalhão de 5 homens na guerra. Como filme geral, não me emocionou no sentido em que se fosse sobre campos de concentração me apanhava logo com um choro incontrolável, foi um filme a meu ver bastante banal. 

O realizador por diversas vezes deu a entender que "na realidade" as coisas não foram bem assim, mas escolheu dar um ar mais leve as situações. Raras as vezes em que houve relações sexuais consensuais por ambas as partes em tempos de guerra. Mas ninguém quer ir ver um filme e levar com essa realidade, que as mulheres alemãs depois de derrotada uma aldeia Nazi, eram todas violadas. Realizador deu aqueles segundos de suspense, que dá a entender que o que vem a seguir não é bonito, mesmo que as personagens sejam as "do bem". No entanto, escolhe dar ao espectador outra versão, porque ninguém tinha estômago para ver uma violação no grande ecrã. 

E muitas mais escolhas "hollywoodescas" foram dadas, onde se ouviam pessoas no cinema a rir desalmadamente, porque (são retardadas) não compreenderam a mensagem implícita por detrás das cenas. A parte final onde outro menino "pequenino" alemão deixa passar o americano, mostra que mesmo apesar tudo o que aconteceu, também houveram muitos jovens alemães, que morreram na guerra e que lutavam contra uma causa que não acreditavam. Mas era lutar ou morrer.

A visão romântica que faz de todos os alemães culpados é errada. A parte Nazi tem muitos culpados, que foram mortos e presos com todo o direito, mas também havia muitos que não tiveram outra opção. A guerra na prática não é bonita e nenhuma verdade é absoluta. Nem todos os "bons" fazem coisas boas, nem todos os "maus" fazem coisas más. Ainda assim para mim, este foi um filme muito soft para uma época tão violenta e revoltante. Podia passar bem sem ver este filme, não me mudou em nenhum aspecto. É um assunto sério, deviam ter escolhido a abordagem mais cruel e violenta, pois isso sim mostra às pessoas a verdadeira essência dos seres humanos na guerra.

0 opiniões:

Enviar um comentário