Spotlight (2015)

domingo, janeiro 31, 2016 by
 O Caso Spotlight
(2015) on IMDb

É um óptimo filme deste ano. Acho que melhor filme vai cair a Renevant, e de facto é um extraordinário trabalho, mas aqui fica num registo diferente, um grande filme. Um filme que importa aos demais. Por vezes não lemos noticias sobre este tipo de temas, porque nos deprimem, olhamos para o lado como se não estivéssemos a ver a dor dos outros.

De repente, um pequeno grupo de jornalistas faz toda a diferença contra uma das associações mais poderosas do mundo, mais rebuscada que a própria máfia, a igreja católica. Como muito facilmente se utiliza expressões como "fé" para controlar as pessoas. Igreja é das coisas que mais me irrita no mundo. Religião tem a ver com crenças. Quem quiser acreditar que o Sol é o Deus, pode acreditar. Agora a associação por detrás do Vaticano, a Igreja em si e todos os seus interesses economico-financeiros, é uma tamanha hipocrisia, que me tira do sério.

Igreja foi feita pelos Homens, pessoas como eu e tu, e porque raio haverá de haver alguém mais capaz e mais puro para dizer a "palavra do senhor". Ser padre é uma profissão, ponto paragrafo. Não são mágicos ou seres elevados do bem. Vão trabalhar todos os dias como os comuns mortais. Todos nós temos obrigações e assim que metemos o pé na argola temos consequências. Estes padres durante anos e anos, coisa que infelizmente ainda acontece, não tiveram consequências nenhumas, a igreja escondeu os processos e silenciou milhares de vitimas, devido a interesses. Se isto não é de meter nojo não sei o que meterá.

Grande filme! Recomendo.


0 opiniões:

Enviar um comentário